A propagação de suculentas é algo que é muito recompensante e fácil! Hoje vamos abordar este tema e deixaremos aqui as principais técnicas.
Através de Folha
Começamos pelo método mais utilizado que é a propagação por folha, para que tenha novos rebentos basta apenas colocar as mesmas em cima do substrato, ou até mesmo apenas deixa-las pousadas em uma caixa, não é necessário regar até começarem a aparecer algumas raízes, basta pulverizar com agua. Ao fim de algumas semanas terá um pequeno rebento, replante o mesmo em vaso ou alvéolos e trate normalmente como a planta mãe, é mesmo assim tão fácil!
Decapitação

Apesar de parecer algo agressiva a técnica de decapitação da suculenta obtém resultados muito bons, não tenha receio, as suculentas são plantas resilientes! A parte decapitada basta colocar num vaso e aguardar que ganhe raízes, a parte inferior irá ganhar vários rebentos que pode depois arrancar para novas plantas! Geralmente usamos esta técnica para a propagação de echeverias e graptoverias.
Germinação de Sementes
Por fim temos a propagação por semente, esta é a técnica mais lenta e também a mais complicada, sendo que vários fatores afetam a % de germinação e os rebentos jovens são muito sensíveis podendo facilmente sucumbir ao calor, falta de água ou maleitas. De um modo geral basta espalhar sementes em substrato humedecido, preferencialmente em vaso ou mini estufas que possam estar tapados com plástico transparente, formando assim um ambiente constante de humidade que ajuda na germinação, depois é só esperar, meses ou até mesmo anos dependendo das espécies!
Esperamos ter ajudado com este breve guia sobre a propagação de suculentas, por aqui nós produzimos cerca de 80% das plantinhas que temos em loja, pesquisamos incessantemente por novas espécies para adicionar á nossa coleção e investimos na criação de novas variedades através de cruzamentos.
Como sempre estamos por aqui para ajudar, caso tenhas alguma duvida não hesites em nos contactar!
2 comments
SUCHET
Magnifiques plantes
Daniel SilvaAuthor
Merci! 🙂