O fascínio pelas suculentas tem vindo a crescer nos últimos anos, não as vemos apenas no jardim, mas também na decoração de casa e até nos ramos de casamento. Elas são fáceis de cuidar, tem baixa manutenção e uma vida útil que pode chegar ás décadas, por tudo isto vamos deixar aqui algumas curiosidades que talvez não saiba!
Simbologia
Sabe-se que as suculentas simbolizam amor duradouro e intemporal, na cultura asiática elas representam prosperidade, algumas espécies como as plantas de jade são frequentemente chamadas de planta do dinheiro.
As plantas de jade são também um presente comercial tradicional que simboliza votos de sucesso.
Na prática japonesa de Fen Shui a água é um símbolo de riqueza, as suculentas são consideradas um símbolo de boa sorte uma vez que retêm água nas suas pétalas.
Protecção natural
Já deve ter notado que algumas suculentas têm um revestimento poroso, quase parecido com uma espécie de cera nas folhas.
Esse revestimento chama-se cera epicuticular. Funciona como um protector solar da natureza que protege as suculentas dos raios severos do sol e pode ajudar a impedir que as folhas se queimem se receberem luz em demasia.
Convém ter algum cuidado ao manusear estas suculentas uma vez que facilmente se pode remover o revestimento e a cera epicuticular não voltará a crescer rapidamente.
Resistência a climas adversos
Embora as suculentas sejam conhecidas por serem capazes de sobreviver aos climas quentes do deserto e a longas secas existem algumas espécies que podem sobreviver às intempéries do inverno.
As suculentas resistentes ao inverno podem sobreviver ao frio, chuva e neve, desde que o solo tenha uma drenagem adequada. Os dois tipos de suculentas mais conhecidos pela sua resistência são o Sempervivum e o Sedum, existem certos tipos de agaves e cactos que também podem sobreviver, como por exemplo o agave Parryi e Victoriae reginae.
Purificação do ar
Os estômatos são pequenas estruturas em forma de boca na superfície das folhas e caules das suculentas que permitem a absorção de dióxido de carbono do ar e a perda de água e oxigénio para o meio ambiente.
Este processo ao contrario das outras plantas dá-se durante a noite, ou seja estão fechados durante o dia e abertos à noite. Como resultado são plantas ideais para se ter dentro de casa, no escritório ou quarto ajudando assim a purificação do ar.
Diversidade
Uma das maiores características das suculentas é a enorme variedade que existe, pode-se encontrar suculentas de todas as formas e cores. De pequenas plantas minúsculas a árvores gigantes, a variedade de tamanhos é impressionante!
A maior suculenta do mundo é a Adansonia digitata de África. O tronco, ou tronco principal pode atingir até 28 metros de perímetro e 25 metros de altura! É encontrada no sul da África em áreas com clima quente e seco.
Por outro lado se procuramos pelos exemplares mais pequenos temos o Blossfeldia liliputana, que mede cerca de 1,5 cm de diâmetro quando adulto e é nativo da América do Sul, especificamente Bolívia e Argentina.
Add comment